Caso da jovem Jamile e seu filhinho - Trairi/CE
Nos últimos dias, tivemos acesso a uma publicação realizada através das redes sociais do fotógrafo João Paulo (instagram), que dava conta de uma família que "vivem em situação de extrema pobreza em Trairi". Ao nos depararmos com o relato do fotografo, tivemos o cuidado de nos inteirarmos da real situação da família em questão e confrontar as informações que tivemos acesso com as informações outrora veiculadas pelo fotografo, e aqui iremos explanar com cuidado e responsabilidade o caso.
EM TEMPO
Dia 30/03/2022 foi veiculada a 1ª matéria de muitas através das redes sociais do fotografo João Paulo, que trata sobre o caso da jovem Jamile, segundo o fotografo em uma publicação, "testemunhei a miséria e a violência em uma pauta só", pois deparou-se com uma jovem de 14 ou 15 anos e depois o mesmo corrige a informação e expõe a idade correta que é 19 anos de idade, afirma que a jovem reside com 3 irmãos e o padrasto, ainda segundo o fotografo, a jovem Jamile "sofreu abuso sexual com 12 anos mora com seu abusador. O padastro", o mesmo ainda relata que identificou uma criança com uma série de problemas, que a mãe "está gravida novamente. Ela não sabe quem é o pai.".
Segundo os relatos do fotografo, a jovem Jamile possui deficiência, conforme ele mesmo expõe através do tema de uma "vaquinha online", conforme constatamos:
Print da publicação da "vaquinha online"
"Vaquinha online" esta que o mesmo coordena, pois o link é possível ser acessado direto da biografia do seu instagram, conforme vemos:
Print da biografia do instagram do fotografo João Paulo
Ainda segundo o fotografo, a criança chama-se Mateus, com relação a alimentação, o mesmo afirma que "quando a família não consegue peixe para comer, caçam passarinhos com estilingue", residem na localidade de Flecheiras e o mesmo constatou que a família não recebe nenhum tipo de beneficio dos poderes públicos, logo, o mesmo afirma em sua redes sociais para os seus seguidores que "Agora cabe a nós garantir a dignidade que o município deveria prover.".
EM TEMPO I
Neste sábado (23) após a Vereadora Dra. Vivianne Macêdo do município de Trairi/CE, tomar ciência da situação, resolveu se dirigir a casa da jovem Jamile, levando consigo uma cesta básica e ao mesmo tempo averiguar as informações que foram divulgadas pelo fotografo João Paulo.
A parlamentar esteve na comunidade de Barreiro no distrito de Flecheiras, há 16 km da sede do município de Trairi/CE, onde a família da jovem Jamile reside.
Entrada da vila onde se localizam as residências da família de Jamile
De acordo com o que foi constatado pela Vereadora Vivianne, a jovem Jamile não possui nenhum tipo de deficiência intelectual, é tão certo isso pois quando o fotografo esteve na residência da família, ofereceu um aparelho celular para Jamile e em troca a mesma aceitaria ser fotografada para ter sua "história" contada por ele, como realmente ocorreu.
Segundo ainda o que foi constatado pela Vereadora, a jovem Jamile informou que nunca sofreu abuso sexual do seu padrasto conforme noticiado pelo fotografo, destacamos inclusive aqui evidências da prática de crime conforme previsto no art. 138 do CP no que se refere ao crime de calúnia, pois o fotografo João Paulo imputa falsamente um crime ao padrasto de Jamile, que segundo os moradores da comunidade, o mesmo não possui antecedentes perante a comunidade que maculem sua índole. Destacamos ainda que o mesmo é servente e presta serviços em obras que estão em andamento na sede do distrito de Flecheiras.
Segundo Jamile, ela conhece o pai dos seus 2 filhos, o que possui 3 anos de idade e do filho que ela espera, pois realmente está grávida. Segundo a mesma, o pai dos seus filhos é um senhor residente na própria comunidade e não reside com a mesma devido o mesmo já ser casado. Segundo o fotografo, o filho de Jamile chama-se Mateus, todavia esta informação também é inverídica.
Criança - M.C.S - Filho da jovem Jamile da Conceição e sua avó Mª de Fátima
Ainda pelo que foi constatado pela Vereadora Vivianne, Jamile e seu filho não residem com o padrasto e 3 irmão, todavia apenas com a avó Maria de Fátima da Conceição.
Ressaltamos ainda que Jamile é beneficiária do programa Auxilio Brasil do Governo Federal.
Segundo o fotografo, apenas depois do mesmo ter publicado os fatos é que a Prefeitura de Trairi se manifestou em algo e esta informação é inverídica, pois a família de Jamile já é acompanhada pela Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Saúde do município de Trairi/CE, inclusive com participação direta em programas desenvolvidos pelas pastas.
Ainda segundo o fotografo, Jamile havia sido expulsa de casa pelo padrasto, realmente ocorreu uma desavença entre o padrasto e Jamile, pois o mesmo não concordava com o relacionamento de Jamile com o seu vizinho que é casado, ainda mais agora grávida, com isso, o seu padrasto que é conhecido por ser uma pessoa dura com relação a erros, resolveu tira-la de casa, todavia a mesma não dormiu um dia sequer na rua, pois a mesma foi para a casa de sua avó, que mora próximo, e inclusive é onde a mesma reside até hoje.
João Paulo afirma ainda que a família sobrevive da pesca e quando não conseguem pescar algo, recorrem a passarinhos, inclusive expos a foto de um passarinho dentro do recipiente de manteiga na geladeira da família. Dra. Vivianne indagou a família sobre este episodio, segundo a senhora Maria de Fátima, essa foi uma brincadeira de um de seus netos, todavia a mesma não tinha visto que o mesmo havia colocado o passarinho na geladeira, logo, quando o fotografo esteve na casa e pediu para abrir a geladeira e se deparou com o pássaro naquele estado, não titubeou em registrar a imagem. Assim que João Paulo registrou a imagem, a senhora Mª de Fátima solicitou ao seu neto que tirasse o pássaro da geladeira e o descartasse.
EM TEMPO II
Nem mesmo a família entendeu o motivo do fotografo João Paulo expor a família daquela forma, levantando relatos inverídicos. Os mesmos ficaram surpresos ao saber que o fotografo está organizando uma "vaquinha online" e a mesma já está em mais de 8 mil reais até as 17h deste sábado 23, quando diversas pessoas estiveram na residência da família popularmente conhecida na comunidade como "família dos onças", não para se referir a família como pessoas que agem da mesma forma que o felino, mas um apelido que os mesmo carregam de outras gerações de familiares, segundo eles de origem desconhecida.
Segundo o fotografo João Paulo, os recursos da "vaquinha online" serão administrados pela equipe do "@coringa_agrofloresta que acompanha a família de perto.".
A população de Trairi/CE ainda não compreendeu qual a real motivação de João Paulo em dar publicidade ao caso com uma roupagem inverídica, todavia sabemos que o tempo é o senhor de tudo e com certeza brevemente teremos maiores informações sobre o caso em tela.
Novas atualizações podem surgir a qualquer momento.
By Gil Carlos Oliveira às 22:19h - 23/04/2022


.jpeg)


Ooowww marmota!!!
ResponderExcluir